Em um jogo o uso de Eventos é indispensavel,eles podem ser usados para criar lojas ou até ABS se usados de modo correto.
Para usalos vá a quarta camada de mapeamento clique 2 vezes num quadrado e aparecerá uma janela.
Nessa janela,lá em cima terá 5 abas...
1. Nova Página:Cria duas paginas em um só evento,para se ter ofeito de 2 eventos em um.
2. Copiar Página: Copia uma pagina de evento para colar em outro.
3. Colar Página: Cola uma pagina copiada como falei acima.
4. Deletar Página: Remove uma Pagina
5. Limpar Página: Limpa a pagina atual,deixando ela limpa sem apagar.
Movimento
1. Tipo:Aqui escolha o tipo de movimento que o evento fará,que pode ser...Fixo para que ele não se movimente,Aleatorio para ele andar pelo mapa aleatoriamente e
por fim Rota pré-definida para você escolher sua rota.
2. Velocidade:A velocidade do evento no mapa.
3. Frequência: Aqui você define a frequência com que o personagem se movimentará no mapa, “dará passos”. Se quer que ele fique andando sem parar, defina Altíssima. Se quer que ele só dê uns passos de alguns em alguns segundos, defina aqui uma frequência baixa.
Frequência
1-Baixissima
2-Muito Baixa
3-Baixa
4-Alta
5-Muito Alta
6-Altissima
Opções
1. Animação (Mov.): Marque esta opção se quiser que o evento mude a sua animação ao movimentar-se.
2. Animação (Fixa): Marque esta opção se quiser que o evento esteja sempre mudando a sua animação mesmo quando está parado.
3. Direção Fixa: Se marcar esta opção, o evento ficará sempre na mesma posição, sem mudar a animação, quer ande, quer não.
4. Atravessar: Marque esta opção para que o evento possa atravessar tudo o que está no mapa, incluindo os objetos não-atravessáveis.
5. Alta Prioridade: Se marcar esta opção, o evento irá aparecer por cima de todo o resto que está no mapa. Irá sobrepor-se a tudo. Esta opção é útil para criar aves, que voarão por cima de casas e outros objetos.
Iniciar Quando
1. Pressionar tecla: O evento só irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador interagir com ele, pressionando a tecla de ação (C; ENTER; Barra de espaços).
2. Ao Tocar Herói: Com esta opção marcada, o evento irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador encostar nele.
3. Ao Tocar (Evento): Esta opção permite que o evento faça o que você programou assim que o jogador toque nele e também quando ele toque no jogador. É quase o mesmo que o “Ao Tocar Herói”, com esta pequena diferença.
4. Início Automático: O evento irá fazer a ação programada no instante em que o jogador entrar no mapa em que ele se encontra. Ele irá agir antes de todo o resto, chegando até mesmo a bloquear o movimento do personagem.
5. Processo Paralelo: O evento irá agir da mesma maneira que no “Início Automático”, ou seja, no momento em que você entra no mapa em que o evento se encontra. Porém, com esta opção, o evento vai agindo ao mesmo tempo que todos os outros, não bloqueando o movimento no personagem, por exemplo.
Por Enquanto é só.
Até o proximo tutorial!